segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como abrir uma empresa?

    Ae galera, tudo certo? Antes de tudo gostaria de desejar a todos uma boa energia, para começar essa segunda feira com o pé direito. Hoje vou tentar responder à uma pergunta muito freqüente feita pelos meus amigos e conhecidos. Como eu faço para abrir uma empresa? Já que nós, empresários da Cintron Liquid Energy conseguimos, vocês também podem, e para isso utilizamos como fonte um tutorial bem bacana:

Primeiro passo: Viabilidade legal e local do seu negócio
Verifique na sua cidade os aspectos legais para abertura da empres, depois junte os seus documentos (RG, CPF, Certidões e Atestados), com cópias autenticadas e vá até um cartório de registro civil para abrir firma, ou seja registrar a sua assinatura.

Segundo passo: Registro de funcionamento
O primeiro passo do registro deve ser dado na junta comercial de seu estado, que incluirá sua companhia no DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio), apresentando os seguintes documentos

  • Contrato Social (o tutorial apresenta um modelo, bem fácil e bacana)
  • Documentos pessoais de cada sócio (o tutorial também lista todos os documentos necessários)
O contrato social é a peça mais importante do início da empresa. Sem dúvida, o documento mais relevante no processo de abertura. Nele, devem estar definido todos os itens, para ser válido, o documento deverá ter a chancela de um advogado, e não apenas um contator. Na junta o empresário terá o NIRE (número de identificação do registro de empresa).

Terceiro passo: Registro no CNPJ /DECA
Com o NIRE em mãos, o empresário deve fazer os seguintes registros para estar apto para pagar impostos;

CNPJ: feito exclusivamente pela internet, no site da receita federal, através do download de um programa específico, os documentos necessários são enviados por sedex e a resposta é dada pela internet.

DECA: é o cadastro no sistema tributário estadual que deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na maioria dos estados, pode ser obtido junto com o CNPJ através de um único cadastro.

Quarto passo: regime de tributação
Fique atento para adequar seu negócio a um determinado regime de tributação. Faça os cálculos na ponta do lápis e opte por aquele que for menos oneroso para a sua empresa, antes mesmo de fazer a sua inscrição no CNPJ.

Quinto passo: Alvará de funcionamento
Depois é vez de ir à prefeitura fazer o cadastro e receber o alvará de funcionamento, permitindo a localização e o funcionamento, tome os cuidados quanto a viabilidade do negócio para não ter surpresas.

Sexto passo: cadastro na previdência social
Após o Alvará, porém ainda é necessário cadastrar na previdencia social para contratar funcionários ou apenas os sócios inicialmente, pagando os tributos.

Sétimo passo: aparato fiscal e muito trabalho
Agora falta apenas preparar o aparato fiscal para entrar em operação, para iniciar suas atividades, será necessário solicitar a impressão de notas fiscais e a autenticação de livros fiscais.

Caso tudo isso seja muito trabalho, contrate um contador de confiaça para legalizar a sua empresa, porém é claro que todo esse trabalho será cobrado mensalmente, obtendo ou não lucro.

Espero que tenha ajudado! Abraços.
Cintron Liquid Energy - experimente a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário